sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

SOBRE LIBERDADE E VIDA (uma conversa de mim para mim mesma)

Esses dias eu recebi a visita da Luana e de 2 amigas suas - que viraram amigas minhas -, a Elis e a Maíra. Elas estão viajando pelo Brasil de mochila, mais especificamente o norte. Estão subindo desde Floripa e nesse momento estão em Belém. E, em um momento da viagem, passaram por aqui. É claro que ficaram na minha casa e é claro que foram recebidas de braços abertos. O João adorou. Chamava-as de hippies. Até arrumou a mochila e disse que ia viajar com as hippies. Algumas pessoas condenaram: como você tem coragem de colocar 3 mulheres na sua casa? Pensamento racionário esse. Algumas pessoas disseram que, se eu não fosse casada, tinham certeza que eu estaria viajando com elas. Mas eu não estaria, tenho certeza. Não estaria porque eu nunca tive grana e nem incentivo para tal coisa.

Sempre fui uma pessoa liberta, com liberdade para ir e vir. Mas, desde cedo, eu sempre soube que para ir e vir eu teria que ser responsável, trabalhar e me virar pra arrumar grana para isso. Nunca me faltou dinheiro para nada, mas nunca fui encorajada a isso, nem a morar no exterior, nada, nada. Já tive vontade sim, mas pouco incentivo. Então, sem deixar de me divertir, estudei, me formei e arrumei um trabalho. Logo depois me casei.

Casar só me deu mais liberdade, uma vez que eu casei com uma pessoa como eu - o Wilson: cheia de idéias e vontade, mas pouco incentivo. É libertador você viver a sua própria vida, com sua própria grana, suas próprias coisas, viagens, contas, cagadas e acertos. E poder dividir isso com alguém que tem as mesmas pretensões que você te dá mais ânimo na caminhada. Nós temos dois filhos que serão incentivados a conhecer o mundo. E a trabalhar, assumir as suas coisas - acertos e erros - também. E quando chegar a nossa vez, vamos sair por aí conhecer o mundo - mas com um pouco mais de glamour do que carregando uma mochila de 30kg na costas -, um incentivando o outro, motivando, dividindo. Já temos o primeiro roteiro: Holanda, Irlanda, Inglaterra e Alemanha. Talvez no fim do ano que vem.

Algumas pessoas demoram mais tempo pra conseguir se libertar. Algumas, como eu, precisam, primeiro, ser dono da sua própria vida. O conceito "liberdade" pode ter inúmeras interpretações. No meu caso, o casamento, filhos, isso só me libertou ainda mais.

2 comentários:

Michelle Dangeli disse...

Mariana, acho que vc tocou em um ponto crucial dessa questão sobre liberdade. Ela não é uma coisa qualquer, que está aí ao léu, pairando no ar pra ser tragada de qualquer forma e indiscriminadamente. Ela precisa ser racionalmente e cuidadosamente manipulada para então te trazer coisas boas, caso contrário...quando a cabeça não pensa o corpó padece.

Michelle Dangeli disse...

Eu hein! eu quis dizer corpo, sem acento...