sexta-feira, 2 de julho de 2010

Tava lá na minha timeline do twitter e o @lucasmachado falou que agora todo mundo vai deixar de ser técnico de futebol para se tornar cientista político. Então lembrei que já faz um tempo que queria fazer um post

SOBRE OS PRESIDENCIÁVEIS, MARKETING E A MÁQUINA

Numas dessas manhãs frias e ensolaradas que estão enchendo a minha vida (e meu quintal) de queimada, deixando nossos pés pretos e nossa roupa fétida, eu prestei atenção no novo anúncio do Governo Federal, sob o título “Feito por Você.” Esse aqui:



Junto com ele, a nova pesquisa DataFolha, que demonstra que Lula bateu todos os records de aprovação e que a Dilma está cada vez com mais pontos, já empatada com Serra na corrida eleitoral.

Perguntas: Lula é um bom presidente? Dilma ganhará as eleições?

Confesso que esse não um tipo de VT que me agrada: poético. Particularmente eu não gosto dessa linha. Mas o povo adora. E o VT é bom! E como eles, sairão mais 300 mil sobre o governo de Lula e tudo que o PT fez pelo nosso país. Realmente, há de se concordar que o governo Lula foi bom sim. Eu não votei, não me arrependo, não votaria. Mas não foi ruim. Lula foi um anti-herói, personagem tão em moda no mundo cosmopolita. Ninguém é perfeito. E ele, cheio de erros, acertou bastante em relação ao nosso país. Houve corrupção? Sim! Assim como em todos os outros governos e segmentos políticos do nosso país. O PT mostrou que rouba, que não é perfeito, que é igual todos os outros e é um anti-herói.

Dilma, não é difícil prever, vai levar a próxima também. Principalmente se o marketing instruir a população que quem governa é o partido, e não o candidato. E a máquina tem o poder, né?!

Minhas experiências com eleições mostram que a máquina só perde mesmo se ela for muito, mas muito incompetente mesmo! Mas muuuuuuuuuito. Porque nas últimas eleições reelegemos um cara extremamente incompetende, que não paga as contas, que não faz obras, que é corrupto, que todos seus “companheiros” são corruptos e enriquecem de maneira desenfreada com dinheiro ilícito. Toda a população sabe disso e, mesmo assim, ele ganhou novamente! Máquina. E propagandas poéticas. E carisma.

Carisma, inclusive, é uma coisa que o candidato da oposição José Serra não possui. Tem um bom histórico, bons relacionamentos, bom discurso e nenhum carisma. Deve ser bem difícil trabalhar a campanha dele. Ainda mais com o governo Lula com essa alta aprovação. A tecla que o PSDB sempre bate é da necessidade de gerar dignidade para a população, renda, empregos, ao invés de bolsas de todo tipo. Mas, acredito, essas bolsas são responsáveis por boa parte dessa aprovação.

Por outro lado, temos a Marina, a candidata pobre da vez. Excelente discurso (só não gosto da parte que fala de sonhos, porque todo mundo fala de sonhos e já cansou!), ainda pouca popularidade. Não ganha, mas tira votos. De quem? Da parte extremista do PT, que acreditava que não fosse haver corrupção quando “o povo” chegasse ao governo. E do Serra sem carisma, daquele povo que não vota no PT por nada (eu por exemplo!).

Nessas eleições não vou votar porque não transferi o meu título. Na verdade, penso em nunca transferi-lo, porque meus anos de politiqueira me trouxeram uma desilusão que ninguém imagina o tamanho. Mas ainda acho legal analisar e comentar o meu ponto de vista. E ficar aguardando belos e esperançosos VTs. Acho que é isso.

Um comentário:

Márcia Carvalho disse...

Textos inteligentes, conscientes e gostosos de ler.Adorei. Parabéns!