sexta-feira, 8 de abril de 2011

Porque eu sou mãe, e quem não é tem só/não tem a mínima noção do que é o sentimento de perder um filho.

SOBRE O RIO

Ridículo chamares de Comlumbine Brasileiro. Ridículo citarem religião. Ridículo mostrarem o sofrimento da família num momento tão particular que é a dor. Ridículo mostrarem tão massivamente um crime que já foi solucionado.

Acho bullyng um termo também ridículo para classificar mais uma parte da cultura americana que introduzimos no nosso país. Nossas crianças e adolescentes não sofrem bullyng. Elas sofrem falta de educação, preconceito, desrespeito e essas coisas que a gente vê todos os dias na rua sendo feita por adultos.

Eu me lembro de um trabalho da quarta séria – na minha época era chamado assim – sobre Martin Luther King em que foi usada a frase “um dia os homens levantar-se-ão e compreenderão que nasceram para viverem como irmãos”. Ficou gravada não pela mensagem, mas pela mesóclise. A mensagem sempre me pareceu obvia.

Acredito em gente com auto-estima baixa, que não se sente à vontade diante do convívio social, que quer se vingar do mundo por não ser aceito. Acredito também que essa mesmo auto-estima baixa faz com que algumas pessoas busquem crescer em cima das outras, as mesmas citadas em primeiro lugar. Quando passa disso, é doença.

Eu gostei da vingança do gordinho. Digo pros meus filhos revidarem se alguém bater neles. Mas não posso evitar certas coisas.

Não posso evitar que se decepcionem, nem que levem um fora, nem que tenham um desafeto. Mas posso ensinar a respeitar as diferenças e mostrar que sempre vai ter alguém que não estará satisfeito com eles, mas que nem por isso o resto das pessoas terão a mesma opinião.

A vida é tão difícil...

Mas como citou o Hugo Pires citando Shakespeare: “aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel”.

Então, por favor, imprensa, chega! Usem esse tempo implementando a cultura do respeito.Começando por vocês, respeitando a dor dos parentes.

Um comentário:

Alfie disse...

yeah! apoio irrestrito meu!